O Método Pilates: profissão do futuro em um mercado em expansão

Os brasileiros costumam demonstrar muita preocupação com sua imagem, principal razão para o país ser um dos maiores mercados de beleza do mundo. Nos últimos anos, o Brasil passou a chamar a atenção também pelo crescimento de negócios voltados para o mundo fitness.

A vaidade, associada ao crescente aumento do interesse da população em cultivar hábitos mais saudáveis, faz com que esse mercado esteja em franca expansão no Brasil.

Sabe-se que no mundo fitness são lançadas diversas novas tendências de atividade física a todo momento. Mas algumas, com a mesma velocidade que surgem, desaparecem. As poucas que resistem à moda acabam por tornar-se fenômenos que mudam a história da malhação e a forma como a atividade física é enxergada. O maior exemplo disso é o Método Pilates, criado há mais de 100 anos por Joseph Pilates.

Desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial, a Contrologia só se popularizou nos anos 90, tornando-se uma das maiores revoluções da história do fitness mundial. O Método, que trabalha o corpo e a mente de forma global, possui cerca de dez milhões de praticantes só nos Estados Unidos. No Brasil, a prática vem adquirindo cada vez mais adeptos – o Pilates passou a ser reconhecido no país como uma prática completa e acabou caindo no gosto dos brasileiros. Muitas celebridades, como a atriz Deborah Secco e a modelo Izabel Goulart, adeptas do Método, ajudaram a propagá-lo.

Tanta divulgação também trouxe uma concorrência cada vez maior, o que, se por um lado é bom, por outro pode ser ruim. “O Pilates é extremamente complexo, são anos para alcançar uma técnica impecável. Por isso, não é difícil encontrar locais que, movidos por alguns equívocos técnicos, ensinem um Método frágil e impreciso”, explica Inelia Garcia, Teacher of Teachers no Autêntico Método Pilates.

Os profissionais de educação física, fisioterapia e dança podem buscar a especialização no Método através da Certificação oferecida pelo The Pilates Studio® Brasil. Realizada em São Paulo, dura mais de 800 horas teóricas e práticas e garante ao profissional uma vaga dentro da rede. É uma das poucas Escolas que oferecem retorno financeiro já ao término do curso.

A The Pilates Studio® Brasil ensina com rigor o Método desenvolvido por Joseph Pilates. “O Sr. Pilates ensinou tudo sobre o Método para Romana Kryzanowska, minha mentora. Ela, por sua vez, designou-me a missão de trazer o Autêntico Método para a América Latina e formar novos professores, função para a qual eu fui preparada por mais de 20 anos. Nossa missão é preservar a autenticidade da prática”, destaca Inelia, diretora da rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *