ROMANA KRYZANOWSKA

Romana Kryzanowska nasceu em 30 de junho de 1923 em Detroit, Michigan, Estados Unidos. Filha única de pai russo e mãe americana, passou sua infância na Flórida e a adolescência em Nova York, onde em 10 de março de 1941, já uma jovem bailarina da School of American Ballet, foi apresentada a Joseph Pilates por George Ballanchine, fundador da School of American Ballet e diretor da companhia que viria a ser o New York City Ballet.

Quando pela primeira vez fui apresentada a Joseph Pilates”, diz Romana, “eu tinha lesionado seriamente meu tornozelo, e não podia dançar.

Naqueles tempos, não havia coisas como fisioterapia ou medicina esportiva, e a única alternativa era a cirurgia, e mesmo esta era primitiva; Joe me disse: “Bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar, continue. Senão, leve seu dinheiro de volta”.

As palavras de Joseph Pilates pareceram razoáveis à jovem bailarina, que pensava, no entanto, que um trabalho de corpo geral seria exagerado para apenas uma lesão de tornozelo, mas como os exercícios eram preferíveis à cirurgia, Romana decidiu tentar. “Na minha primeira sessão pensei que aquele homem era louco. Ele me colocou fazendo exercícios que não eram específicos para meu tornozelo. Como isto poderia me ajudar?” Após a terceira sessão, Romana notou que não havia inchaço no seu tornozelo, e que não mais sentia dor. Foi então que compreendeu o primeiro princípio deste trabalho: “Circulação é o que cura”.

ESCOLHIDA COMO SUCESSORA DE JOSEPH PILATES

Retorna então às aulas de balé. “Eu percebi que algo estava diferente, uma sensação agradável de equilíbrio e de força integrados, que eu nunca tive antes de trabalhar com Joe. Senti que tinha um completo controle de cada parte do corpo. Minha perna estava perfeita e meu trabalho estava melhor do que nunca. Desde aquele momento, passei a acreditar em Pilates”. Assim começou o trabalho de toda uma vida de Romana Kryzanowska com Joseph Pilates. Primeiro como aluna, depois como professora (já em 1942 dava aulas para bailarinos sob a orientação de Joe), e até seu falecimento em 2013 como mestra de professores. Em 1944, já casada, foi viver no Peru. Durante o tempo que lá morou, após deixar a dança, nunca esteve longe do trabalho de Joseph Pilates, mantendo-se sempre em contato com “Uncle Joe”.

Escolhida pessoalmente por Joseph Pilates como sua sucessora, por sua dedicação e responsabilidade, Romana herdou os direitos de uso da metodologia de Joseph Pilates, além de anotações, fotos, manuscritos, enfim, todo o seu trabalho. Desde então tem continuado com a tradição deste método único, mantendo-se fiel aos ensinamentos de seu criador.

UMA HISTÓRIA DE TRABALHO

Romana trabalhou por mais de 70 anos sempre tendo em mente que o método foi desenvolvido para um corpo normal, sem problemas, somente sendo adaptado quando necessário adequar certos exercícios a alguma característica individual. A dívida que a sociedade tem com esta mulher é muito grande. Sozinha ela manteve viva esta herança, mantendo as suas características originais. Romana Kryzanowska era “Master Teacher Trainer” e, além de dar aulas especiais e educação profissional contínua no Dragos Gymnasium, em Nova York, conduzindo pessoalmente seminários de treinamento e educação contínua nos Estados Unidos, Austrália, França, Itália, Holanda e, de 1999 a 2009, em São Paulo, Brasil.

Romana viveu no Texas com seu filho Paul Mejia até o seu falecimento, em 30 de agosto de 2013. Ela disseminou o método no mundo, disponibilizando a metodologia de Joseph Pilates para que mais professores continuem fazendo com que as pessoas tenham uma melhor saúde e qualidade de vida. Entre esses professores, temos aquela que é reconhecida como sua discípula: Inelia Garcia. Romana teve uma vida dedicada a manter a autenticidade do método, a filosofia e ciência criada por Joseph Pilates. O The Pilates Studio® Brasil reconhece e agradece os ensinamentos sempre com muito amor e respeito que Romana fez com cada uma das pessoas que passaram por suas mãos.

Nós, instrutores de Pilates no Brasil, em cada momento de nosso dia lembramos, visualizamos e compreendemos cada vez mais os ensinamentos desta grande mestra.

Obrigada,
Romana Kryzanowska.
The Pilates Studio® Brasil e Inelia Garcia.