O QUE É O MÉTODO PILATES

SEJA UM AUTÊNTICO PRATICANTE!

Atualmente, muito se tem ouvido falar sobre a tal “geração saúde”. A busca por uma melhor saúde e elevação da qualidade de vida são temas recorrentes na mídia como um todo. Doenças como diabetes, hipertensão, e sobrepeso tornaram-se inimigos de todos, combatidos por grande parte dos residentes das grandes metrópoles. Apesar de o método estar se difundindo apenas recentemente, os exercícios criados por Joseph Pilates já têm quase 100 anos.

Nascido em Mönchengladbach, na Alemanha, no final do século XIX, Joseph Pilates foi uma criança raquítica, asmática e afetada por várias limitações físicas. Pilates dedicou sua vida ao estudo do corpo humano. A primeira vez que seu método chamou a atenção foi durante a Primeira Guerra Mundial, quando, em um campo de refugiados em Lancaster, Reino Unido, começou a desenvolver aparelhos utilizando as próprias camas e cadeiras de rodas dos enfermos. A surpresa maior veio com a gripe espanhola, que assolou a Europa entre o fim do ano de 1918 e o início de 1919, devastando o continente.

Para surpresa de todos, nenhum dos enfermos do campo de Lancaster veio a falecer pela doença, o que chamou a atenção das altas autoridades. Após a guerra, Pilates voltou para a Alemanha como preparador físico, divulgando seu método. Foi então convidado a treinar o exército alemão, mas recusou essa proposta e, em 1923, viajou pela primeira vez para os Estados Unidos para registrar seu método e aparelhos. No ano de 1926 viaja definitivamente para os Estados Unidos, onde monta seu Studio e começa a difundir seu método de condicionamento físico, batizado de Contrologia. Lá conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que se tornou sua fiel discípula e sucessora do método.

Meu método está muito à frente do nosso tempo e só será reconhecido daqui a 50 anos.

Joseph Pilates


Na década de 1960, um incêndio destruiu o studio de Pilates. Enquanto ele tentava salvar em meio ao fogo seus aparelhos, os arquivos e a documentação do seu método, inalou muita fumaça, o que se acredita ter sido um dos motivos de sua morte, um ano depois. Neste ponto, várias outras vertentes do método criado e desenvolvido por Joseph já haviam surgido. No entanto, pouco antes de falecer, ele deixou seus aparelhos e todo um legado, oficialmente, para Romana, que ficou responsável por manter a originalidade e autenticidade do método sem sofrer as influências de outras metodologias, como estava acontecendo no restante do mundo. Foi quando Romana assumiu a frente do The Pilates Studio® e passou a certificar alunos na Contrologia. O “Estúdio do Pilates” se tornava cada vez mais conhecido e, aos poucos, as pessoas foram deixando de lado o nome da criatura e adotaram o do criador: Pilates.

No início da década de 1990, a educadora física chilena radicada no Brasil Inelia Garcia conheceu a Contrologia e viajou para os Estados Unidos para dar início a sua certificação. Romana, ao ver o potencial da futura professora do método Pilates, decide dar início a um projeto de certificação, no Brasil. Assim surgiu o The Pilates Studio® Brasil, hoje considerado o único a manter a autenticidade e originalidade do método e os ensinamentos de Joseph Pilates, com todas as bases e conceitos da real Contrologia.