A surpreendente verdade
sobre o Pré-Pilates

Prepare-se, está na hora de conhecer a surpreendente verdade sobre o que é o pré-Pilates, saber se ele é ideal para você e aprender alguns exercícios que podem ser feitos na sua casa!

RESPONDA RÁPIDO:

Você gostaria de ter uma vida mais plena de saúde, bem-estar e harmonia entre o corpo físico, mental e emocional?

Assim como você, diariamente várias pessoas ao redor do mundo buscam a melhora da qualidade de vida através dos exercícios. Dentre as diversas modalidades de condicionamento físico e mental existentes, uma das mais procuradas é a Contrologia, ou Método Pilates, como se tornou mais conhecida.

A Contrologia é a arte do controle do corpo e movimento. É a perfeita coordenação de corpo, mente e espírito. Trata-se de um sistema de condicionamento físico e mental que combina movimentos e conceitos das mais diversas fontes filosóficas ocidentais e orientais com o objetivo de trabalhar as capacidades físicas, habilidades motoras, consciência do corpo e do movimento. O método também pode ser usado para melhora da postura assim como para reabilitar lesões e problemas musculares e articulares.

Os exercícios são divididos em três níveis de complexidade e de acordo com a condição física e progressão do praticante:

SYSTEM BÁSICO SYSTEM INTERMEDIÁRIO SYSTEM AVANÇADO
Quem olha de fora e sem muito conhecimento sobre o método tende a achar que os exercícios do system básico são simples e fáceis demais. Acertaram o primeiro palpite, mas erraram feio o segundo.

Receba esse e outros artigos por e-mail.

CADASTRE-SE JÁ EM NOSSA LISTA VIP
fundo parallax
 

PAUSA PARA UM CONTO SOBRE O PRÉ-PILATES

 
 

O dilema de Alice

Conheça agora a nossa personagem Alice. Mulher independente, na faixa dos 38 anos, mãe de dois filhos e bem sucedida. A dedicação ao trabalho e a família fez com quem Alice acabasse deixando de lado a própria saúde e a prática de exercícios. “Depois eu começo”. “Não tenho tempo para isso agora”. Eram frases como essa que ela repetia constantemente para si, quase como um mantra.

Um fatídico dia, logo após ter saído de uma importante reunião, pegar as crianças na escola e aconselhar o marido com algumas questões domésticas, Alice começou a sentir um leve desconforto nas costas. Sensação essa que cresceu com o passar dos dias, chegando a fazê-la acreditar que travaria a coluna. Sim, a vida agitada cobrava seu preço.

Em uma conversa com seu pai, Miguel, que sofreu do mesmo mal devido aos anos de trabalho árduo, Alice ficou sabendo que ele estava praticando Pilates e, por conta disso, não sentia mais dores. Seu Miguel recomendou o método a filha, mas Alice não acreditava que algo tão simples tivesse um resultado tão grande. Estava em uma encruzilhada: seguia a recomendação que ela acreditava ser perda de tempo ou continuava sentindo dores? Competitiva que só ela, decidiu ceder ao conselho do pai apenas mediante a uma aposta. Ele disse: faça cinco aulas. Se você não sentir nenhum tipo de melhora eu te pago o dobro do valor que você tiver investido.

A importância de um instrutor capacitado na prática do pré-Pilates

Ainda cética Alice procurou um Autêntico Studio. Na recepção da unidade notou uma foto de Joseph Pilates com a frase“Não é corpo ou mente, mas sim, corpo e mente”.

Enquanto se trocava para a aula, diversos pensamentos passavam por sua cabeça e a dúvida do porque estar ali. Não vou ter resultados aqui. Se meu pai, que é um senhor de idade consegue fazer estes exercícios com facilidade, eu não irei sentir é nada no meu corpo, muito menos em minha mente – pensava ela. Ele deve estar tomando remédio escondido e não quis me contar... é, foi isso!

Alice passou pela avaliação com um instrutor para conhecer um pouco mais da prioridade, necessidade e objetivos (processo conhecido como anamnese). Sedentária, com encurtamento e rigidez muscular, falta de alongamento e consciência corporal, lá foi ela ter sua primeira experiência com o Autentico Método. Seu instrutor, altamente treinado e capacitado, disse que iriam começar com alguns exercícios de pré-Pilates antes de dar início à aula em si. A palavra “pré” bateu forte em Alice e ela disse que não precisaria de algo mais leve do que “aqueles exercícios que até meu pai faz”. Poderiam começar direto nos aparelhos!

Muito astuto e contando com os anos de experiência, o instrutor concordou em leva-la para os aparelhos, mas com uma condição: se ela não fizesse os exercícios com boa forma, eles começariam pelo pré-Pilates para conhecer o corpo e avaliar a funcionalidade e dinâmica da coluna Alice.

Seguiram para o aparelho conhecido como MAT. Deitou-se naquela “caminha” macia e confortável, de barriga pra cima e pernas estendidas. Tudo tranquilo até aqui. O instrutor começou a posicioná-la. Cabeça, ombros, tronco, quadril, joelhos, pés... Aquela posição em que ele a deixou estava bastante desconfortável. Sentia-se toda torta, mas ela estava em perfeito alinhamento!

Um aprendizado sobre o pré-Pilates

O instrutor a pediu para começar a movimentar os braços para cima e para baixo com energia e com vigor. Neste momento, Alice percebeu a falta de coordenação entre o movimento dos dois braços. Mal começou a se mexer e os ombros já davam sinal de fadiga. A ansiedade passou a tomar conta de si e, quando pensou que iria terminar, o instrutor pediu para que ela erguesse um pouco a cabeça e levasse as mãos como se quisesse tocar os pés. O corpo de Alice começou a tremer como se o termômetro do studio estivesse sido reduzido a dez graus negativos!

- Abra o peito, acione os dorsais, respira em 5 tempos e soooolta o ar em 5 tempos! Gente, o instrutor não parava de passar comandos!

Foi quando caiu a ficha do quão completo é o Pilates. Ela não estava deitada torta. Estava assim ANTES do instrutor posiciona-la e deixa-la perfeitamente alinhada. Aqueles movimentos eram sim simples, mas nada fáceis de serem executados. Por fim, exercícios de pré-Pilates não eram uma escolha, mas parte de sua aula, uma vez que lhe faltava força, concentração, consciência corporal e diversos outros fatores que englobam o Autêntico Método.

Alice deixou o ego de lado, informando ao instrutor tudo o que estava passando pela sua cabeça. Tremi que nem vara verde, disse. Ambos riram e retornaram ao pré-Pilates, como planejado por ele desde o início.

Após as cinco aulas as costas de Alice estavam melhor. Nada como umas sessões de Pilates para aliviar as tensões musculares do dia a dia. A sua execução do the hundred também melhorou bastante (ela já está até fazendo os movimentos com as pernas erguidas!). Hoje, ela e seu pai frequentam o mesmo Studio (inclusive ela trouxe seu marido e recomenda a todos a prática do método). Alice está com muito mais disposição e saúde para lidar com os desafios cotidianos, afinal, não é corpo ou mente, mas sim, corpo e mente.
 

Está gostando deste artigo?

No livro "O Método Pilates na Manutenção e Recuperação da Autonomia do Idoso"
você encontrará muitos exercícios de Pré-Pilates, que irão ajudar a compreender mais a fundo este tema.


SAIBA MAIS SOBRE ESSE LIVRO

Para quem é indicado os Pré-Pilates.

Em resumo, podemos afirmar que para alguém que está iniciando no método, provavelmente o pré-Pilate seja indispensável. Mas para um aluno de domínio básico-intermediário a técnica consiste muito mais em uma correção de pontos falhos como falta de força e/ou alongamento. Já para aquele praticante que possui algum tipo de recuperação de lesão ou limitação física, o pré-Pilates é uma ótima rotina de trabalho. Tudo isso, é claro, sem esquecer-se de quem tem uma vida agitada e precisa de pequenas doses do método no dia a dia, seja no carro, em casa ou no trabalho.

Desta forma, o pré-Pilates é recomendado para:
  • Iniciantes no Autêntico Método Pilates, idosos e com fatores limitantes.
  • Trabalhar os pontos fracos em força e alongamento.
  • Patologias que limitam o movimento e a funcionalidade.
  • Pessoas que perderam as funcionalidades das atividades do dia a dia, como caminhar, sentar/levantar, subir escadas, etc.
  • Pessoas com falta de mobilidade ou movimentação reduzida.
  • Educar os praticantes a se movimentarem fora do Studio, para estar sempre fortalecendo e alongando a musculatura fraca e débil.

  • Um Pré-Pilates bem feito faz a diferença no decorrer de uma aula, pois, desta maneira, o corpo estará pronto para executar exercícios que vão do básico ao avançado, protegendo o corpo de possíveis lesões!

    Quer conhecer mais exercícios para serem feitos em casa?

    No livro "O Método Pilates na Manutenção e Recuperação da Autonomia do Idoso"
    você encontrará atividades para serem feitas ao acordar, assistindo TV, sentado no escritório e muito mais!


    SAIBA MAIS SOBRE ESSE LIVRO

    Pré-Pilates e o método levado para
    fora do Studio.

    De acordo com a suas prioridades e necessidades, o instrutor pode recomendar alguns exercícios para serem feitos ao final da aula ou, até mesmo em casa, no carro, no trabalho, enfim, onde você encontrar um tempinho.

    O sr. Pilates criou uma série de exercícios para a recuperação funcional das habilidades mais simples do dia a dia como caminhar, sentar/levantar, subir escadas, etc. Sem dúvida alguma, a master teacher Romana Kryzanowska, discípula de Joseph Pilates, é um dos, se não, a maior contribuidora para o desenvolvimento do Autêntico Pilates. Por sua proximidade com Joseph Pilates (que aplicava seu método nos mais diversos enfermos e suas limitações), utilizou muitos exercícios na posição sentada, deitada, em pé e também fazendo uso de diferentes acessórios e a parede.

    O Sr. Pilates criou uma série uma série conhecida como Tv exercises, uma espécie de dever de casa para que as pessoas pudessem fazer a qualquer momento. Posteriormente, estes exercícios foram incorporados a estar sentado na cama, no carro, na mesa do escritório, entre outros. Ou seja, não há desculpas para não se exercitar!
    metodo-pilates
    fundo parallax

    E pra terminar... um bônus!

    Agora que você já sabe tudo sobre o pré-Plates aproveite para baixar o nosso infográfico com exercícios de pré-Pilates.

    Lembre-se que existe um grande repertório de movimentos que podem ser utilizados na preparação das aulas e que qualquer um pode fazer, dada as devidas adaptações. Apesar de a tarefa parecer fácil, é única e exclusivamente o olhar técnico apurado do instrutor que irá definir se e quais exercícios de pré-Pilates você deverá fazer. Portanto, após o teste, consulte um de nossos especialistas! Seja no Studio ou fora dele, o importante é se mexer!

    Para informações mais completas e um treinamento personalizado e individual, consulte uma de nossas unidades.


    Teremos o maior prazer em te atender. Nos vemos lá!
    Um grande abraço e boa prática do Autêntico Método Pilates!


    DOWNLOAD DO INFOGRÁFICO