DIREÇÃO TÉCNICA

INELIA GARCIA

Nascida em 8 de dezembro de 1956 na cidade de San Bernardo, na Região Metropolitana de Santiago do Chile, formou-se como professora de Educação Física na Universidade do Chile, em 1978. Durante a graduação, em período integral, participou de várias atividades extracurriculares, com destaque em karatê, dança e montanhismo, que é uma atividade muito praticada na cordilheira dos Andes.

Em 1980 vem ao Brasil e começa a sua trajetória profissional. De 1982 a 1984 cursa 3 especializações: Ginástica Rítmica Desportiva, Educação Física – Dança e Ginástica de Manutenção. Em 1985, funda a Corpus Academia na cidade de Guarulhos (SP), empresa que dirige com competência e dedicação durante 15 anos.

Inelia conheceu em profundidade todas as modalidades de massagem; praticou todas as tendências de ginástica da época; experimentou a R.P.G., a Yoga, a Antiginástica; vivenciou a dança clássica, a moderna e todas as outras modalidades do mundo fitness. Durante a prática desse vasto conjunto de atividades, foi reunindo os elementos técnicos e pedagógicos para sistematizar um método de desenvolvimento da flexibilidade que, pelas suas características, viria a ser conhecido e difundido com o nome de Alongamento Consciente.

A solidez dos fundamentos deste método veio a preencher uma lacuna até então existente nos processos de treinamento da flexibilidade. O pioneirismo e a importância deste trabalho foram reconhecidos pela Fitness Brasil, que passou a incorporá-lo na Convenção Internacional de Santos a partir de 1993, quando ganhou projeção nacional com cursos ministrados em todo o Brasil. Num processo natural, o Alongamento Consciente despertou o interesse de profissionais de outros países, e Inelia passa a ministrar cursos também na Itália, Portugal, Espanha, França e Argentina.

Paralelamente ao seu intenso trabalho e rotina de viagens, Inelia conheceu em 1993, numa Convenção Internacional em San Diego, o Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental, ou Contrologia. Impressionada com seus fundamentos e a sua aplicabilidade, decidiu estudá-lo a fundo, e começou imediatamente a sua certificação com a master teacher Romana Kryzanowska, principal discípula continuadora da obra de seu criador, o alemão Joseph H. Pilates. Após mais quatro viagens aos Estados Unidos e sem alterar o seu ritmo de trabalho com o Alongamento Consciente e as aulas e cursos de Ballness (bola suiça), concluiu em janeiro de 1996 a sua certificação no Autêntico Método Pilates.

Percebendo na Profª Inelia a capacidade de assimilação dos princípios da Contrologia, sua fluência didática e pedagógica e o reconhecimento e carisma no seu meio profissional, a master teacher Romana propõe a implantação em São Paulo de um centro de certificação, nos moldes dos existentes nos Estados Unidos e Europa. Nasce assim, em 1999, o primeiro Centro de Certificação do Método Pilates da América Latina. Já no ano seguinte, Romana e Sean Gallagher, detentor da marca The Pilates Studio nos Estados Unidos, autorizam Inelia a organizar a implantação de novos studios no sistema de franquias. Neste mesmo ano Inelia recebe em Los Angeles (Estados Unidos), o prêmio de melhor divulgadora do Autêntico Método Pilates no Brasil. A partir de 2003 é nomeada teacher of teachers em nível mundial, em Nova Iorque, e em 2006 é autorizada por Romana a ministrar e avaliar todos os módulos da certificação, que passa a ser referência mundial de excelência e qualidade.

Uma nova consciência para uma nova era.