Como se blindar contra as doenças hipocinéticas

Se alguém lhe perguntar: – Você tem alguma doença hipocinética? Você saberá responder?

O nome é até estranho, mas esse problema é um velho conhecido e está cada dia mais presente na vida do homem contemporâneo, podendo ser assintomático no início e, se não diagnosticado e tratado em tempo certo, tornar-se fatal. E tudo por causa do sedentarismo e da má alimentação. Quer ver só como você conhece algumas das doenças hipocinéticas?

  • Obesidade mórbida;
  • Desvios posturais;
  • Atrofia de músculos e diminuição da massa óssea;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes tipo 2;
  • Arteriosclerose múltipla;
  • Doenças reumáticas;
  • Câncer;
  • Alterações no sistema neurológico; dentre outros.

Lista extensa que pode ser evitada ou, no mínimo, ter um impacto bem menor, se você se alimentar melhor e se exercitar com regularidade. A indicação também vale para quem já tem um ou alguns desses problemas. Sempre, é claro, consultando-se, primeiramente, com o seu médico, para ele dar o aval que está tudo bem para você se exercitar, e se instruir com um bom profissional de educação física.

Após liberação médica, uma simples caminhada ao ar livre, seja na praia, na cidade ou no campo, subir escadas, andar de bicicleta, nadar. Enfim, ter hábitos que promovam movimentos naturais ou ligados a práticas esportivas, mesmo com objetivos de lazer, podem resultar em significante melhora na sua saúde e qualidade de vida.

AUTÊNTICO PILATES NO COMBATE ÀS DOENÇAS HIPOCINÉTICAS

Joseph Pilates, em 1945, já alertava em sua obra “O Retorno à vida pela Contrologia” que “o homem que usa a inteligência em relação a sua dieta, a seus hábitos de sono, e que se exercita adequadamente, está, sem dúvida, usando o melhor medicamento preventivo, tão livre e abundantemente fornecido pela natureza”.

O Autêntico Pilates (Contrologia), além de trabalhar o corpo, condiciona, também, a mente, por meio de seus exercícios que são adaptados às características e necessidades de cada aluno, sempre trabalhando bem os seis princípios do Método: concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez, importantes para ajudar o homem contemporâneo a se manter saudável e equilibrado em sua vida corrida.

“Os exercícios propostos pela Contrologia são interessantes no combate às doenças hipocinéticas pelo fato de acionar, conjuntamente, corpo e mente, ativando, também, o sistema circulatório pela movimentação. Sua contribuição se torna bem mais ampla porque exige que o praticante esteja atento a seus movimentos e suas possibilidades, ficando totalmente ligado aos comandos do Instrutor para compreender o que seu corpo deverá fazer e, desta forma, estimular o sistema nervoso central, que, pelo sedentarismo, fica ‘preguiçoso’”, salienta Denise Rovira, que é Instrutora do Método e diretora das Unidades Recife e Natal, do The Pilates Studio® Brasil – Authentic Pilates – Inelia Garcia.

Denise também ressalta que, para o aparelho locomotor, o trabalho do Autêntico Pilates é fundamental até mesmo pelo aluno iniciá-lo deitado, estimulando aos poucos as articulações que estavam em repouso há algum tempo, evitando sobrecarga inicial. “É retornar ao contato com o próprio corpo, descobrindo suas reais possibilidades”.

A empresária Adeilza Batista, aluna do The Pilates Studio® Brasil – Unidade Recife, é um bom exemplo de como a Contrologia tem um importante papel no combate aos males da vida contemporânea. Ela era sedentária e optou por praticar o Método para tentar se livrar de uma complicação física e acabou se surpreendendo com o resultado. “Eu tinha um problema em um dos meus pés e, sob recomendação médica, vim fazer aulas. No início, não sabia se meu pé iria melhorar ou se eu, realmente, precisaria de uma cirurgia. Resultado: não precisei operar e o pé não dói mais. Hoje, após 3 anos, sinto os efeitos das aulas não somente nos meus pés, mas em todo o meu corpo. Tudo mudou! Me sinto mais disposta e, ao mesmo tempo, mais tranquila. Nunca mais deixo de fazer as aulas do Autêntico Pilates que amo tanto”, comemorou.

Ou seja: depende de você permitir que as doenças hipocinéticas limitem suas ações, ou não. Se a sua escolha é ter uma vida mais saudável, feliz, e com mais qualidade de vida e disposição, aproveite que 2016 terá 52 semanas e programe as suas aulas no The Pilates Studio® Brasil deste já, assim como reveja seus hábitos alimentares.  Faça bom uso, também, da tecnologia, programando avisos no seu smartphone com os horários da alimentação e das suas atividades físicas (há vários aplicativos hoje, gratuitos, que podem ajudá-lo a organizar essas informações). E, por fim, reserve nesse cronograma mais tempo para descanso e lazer; sua mente, seu corpo e seu espírito necessitam destes momentos para funcionarem em perfeita harmonia.

Agora que você já sabe tudo o que tem de fazer para ficar bem longe das doenças hipocinéticas, o que pretende mudar para ter uma vida melhor no ano que vem?
Compartilhe seus desejos conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *